Principais tipos de Cisto no Ovário
- Dra. Juliana Paola
- 8 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Os cistos são bolsas com líquidos que se formam sobre ou dentro do ovário. Eles podem provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar.
Geralmente, o cisto no ovário é benigno e desaparece passado alguns meses sem necessitar de tratamento, no entanto, caso apresente sintomas, pode necessitar de tratamento médico.

Para confirmar o diagnóstico, o ginecologista deve realizar exames físicos e de imagem para identificar a presença do cisto, características e tipo, indicando o tratamento mais adequado.
Tipos de cisto
O tipo de cisto no ovário pode ser avaliado no ginecologista através de exames como ultrassom ou laparoscopia, sendo os principais:
⠀
Cistoadenoma: Aqueles cistos que se desenvolvem a partir do tecido que reveste os ovários.
⠀
Cisto Endometrioma: É um cisto que surge com frequência nas pacientes portadoras de endometriose.
⠀
Cisto Funcional: É o mais comum, que ocorre quando o folículo não consegue se abrir e liberar integralmente o óvulo no processo de ovulação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cisto Hemorrágico: É a complicação do cisto de corpo lúteo que tem sangue em seu interior e vai crescendo até romper. Pode regredir espontaneamente na maioria das vezes.
Cisto de Corpo Lúteo: Formado pela ovulação, é considerado normal.
Teratoma: São cistos complexos com resquícios embrionários. Cistos Complexos (com parte sólida): normalmente são cirúrgicos
Cistos Simples: normalmente são controlados e podem desaparecer.
⠀
É importante lembrar que os cistos funcionais geralmente são assintomáticos e, em muitos casos, se resolvem até sem a necessidade de tratamento.
⠀
Porém, diante de qualquer sintoma, dentre eles dor e sangramento, procure um médico para avaliar o seu caso e iniciar um tratamento correto!
#ginecologia #ginecologiageral #ginecologiaesportiva #saúde #qualidadedevida #bemestar #maismulher #laservaginal #implanteshormonais #reposiçãohormonal #drajulianapaola #rejuvenescimentointimo
Comments