Devo ter medo do DIU com hormônio?
- Dra. Juliana Paola
- 20 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Quando falamos dos DIUs hormonais, muitas mulheres ainda sentem receio da inserção, seja pelo grande número de mitos relacionados ao dispositivo ou, inclusive, pela falta de informação. Hoje, vamos abordar alguns detalhes sobre esse método contraceptivo que pode facilitar (e muito) a vida das mulheres.

Primeiro, vale lembrarmos que os DIUs hormonais funcionam com a liberação de progesterona no útero, de forma gradual. O hormônio provoca alterações no muco cervical, no endométrio e na motilidade das tubas, de forma que o local se torna desfavorável para espermatozóides e impede a sua subida pelos órgãos pélvicos femininos e a fertilização dos óvulos.
A ação do DIU hormonal consegue reduzir o sangramento a longo prazo e o volume em cerca de 90% após um ano de uso, além da própria cólica menstrual. Com o uso do dispositivo, a paciente ovula na maioria dos ciclos -- mesmo que não apresente menstruação. Com isso, características como a TPM não são afetadas, além de efeitos relacionados à libido e ao desejo sexual.
O comportamento do dispositivo pode variar muito conforme a adaptação do organismo de cada paciente, mas há pessoas que relatam dores nas mamas e casos de acne com o uso do DIU. Novamente, é válido ressaltar que cada corpo reage de uma forma.
Hoje, como DIUs hormonais, podemos citar o DIU Kyleena e o DIU Mirena. Os dois contam com uma eficácia bastante elevada, com índice de falha de 0,2% ao ano.
Você pensa em colocar o DIU, mas está com algum receio?
Agende uma consulta que eu te ajudo!
#ginecologia #ginecologiageral #ginecologiaesportiva #saúde #qualidadedevida #bemestar #maismulher #laservaginal #implanteshormonais #reposiçãohormonal #drajulianapaola #rejuvenescimentointimo
Commentaires